Bem vindos, alunos e demais visitantes!

Este blog foi criado para dar apoio a nossas atividades acadêmicas na disciplina de Estética e História da Arte. Aqui você vai encontrar nosso Programa de Ensino e Aprendizagem com um cronograma de todas as nossas aulas, instruções para elaboração de trabalhos e material de apoio de aulas. Além disso, conto com a ajuda de todos vocês para transformar esta página em uma extensão virtual da sala de aula, compartilhando nossas reflexões, produções e aprendizado.

Bons estudos!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Aula 12. Arte e transgressão II: Provocações contemporâneas

Principais tópicos abordados:
1. Novos suportes da arte
2. O caráter provocador e reflexivo da arte contemporânea
3. Arte conceitual
4. Instalação
5. Arte performática
6. Estudo de caso: Nelson Leirner

Para quem quiser rever o registro em vídeo da performance de Yoko Ono ("Pedaço cortado", de 1965), segue abaixo o vídeo que vimos em sala de aula, que retrata um pequeno trecho da performance da artista. O áudio não é original.




Se você não consegue visualizar os slides acima, clique aqui.

4 comentários:

  1. Esta lata de "Merde d'Artiste" é sensacional! Nunca tive vontade (e dinheiro...rs) de adquirir ou possuir obras de arte, exceção feita às gravuras, xilogravura e sumi-e japonesas. Mas esta lata gostaria de ter! Fantástica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma baita provocação do artista! Na época, as latas foram vendidas a quase 40 dólares cada uma. Dava tranquilamente para comprar. Hoje em dia, porém, valorizaram-se imensamente: a última que foi leiloada, em 2008, atingiu quase 100 mil libras esterlinas! Melhor começar a guardar dinheiro... :-D

      Excluir
    2. Provocação mais direta é difícil imaginar! Fiquei curioso e andei pesquisando, achei uma estimativa, mais ou menos, por este valor uns 125.000,00 euros, deve ser o excremento mais valioso da história...rs
      Ainda bem que as ATPS são apenas fotos, já pensou uma ATPS inspirada nesta obra...rs

      Excluir
    3. Eu iria ter de exercer meu poder arbitrário como professor para recusar terminantemente uma "Merde d'ATPS"! :-D

      Excluir