Bem vindos, alunos e demais visitantes!

Este blog foi criado para dar apoio a nossas atividades acadêmicas na disciplina de Estética e História da Arte. Aqui você vai encontrar nosso Programa de Ensino e Aprendizagem com um cronograma de todas as nossas aulas, instruções para elaboração de trabalhos e material de apoio de aulas. Além disso, conto com a ajuda de todos vocês para transformar esta página em uma extensão virtual da sala de aula, compartilhando nossas reflexões, produções e aprendizado.

Bons estudos!

terça-feira, 13 de março de 2012

Duas fragrâncias, duas pinturas


As marcas mais famosas são as mais concorridas, além daquelas onde um artista cria seu produto próprio, tornando maior o mercado.
 Podemos ver como exemplo o perfume  "M by Mariah Carey" da Cantora  Mariah Carey. Qual fã não iria gostar de ter o mesmo cheiro que seu ídolo?
 Partindo para o lado mais técnico da propaganda do mesmo perfume ("M"), podemos ver que é bem interessante que a modelo que é a própria cantora em um balanço sorrindo demonstrando uma diversão e descontração.

Vemos também outros pontos que da mais valorização a propaganda, ela estar em uma floresta onde o colorido das flores se destaca no pôr do sol que chama a atenção, diferente do que vemos nas cidades.
 Além disso, apreciamos a beleza da cantora com seu vestido branco que destaca suas pernas sua pele morena, dando um olhar mais sensual e sedutor, não muito diferente também de uma obra de arte O Sonho (1910) do pintor Henri Rousseau, onde o cenário da pintura é composto por uma floresta e suas flores grandes e coloridas, o céu azul e que se destaca por si só, e a modelo, que nesse caso é uma mulher "anônima" deitada e aproveitando o que a natureza tem a lhe oferecer.
 



 Observando atentamente as duas artes, tanto quanto a do artista e a do perfume, são muito parecidas, suas intenções e sentimentos são idênticos uma com a outra, e até poderíamos pensar que a obra publicitaria teve como inspiração e inicialização a partir da obra do pintor.


Outro exemplo que temos é a propaganda do perfume J’adore (Dior) onde a modelo mostra luxo, poder, sedução e classe que se destacam pela sua vestimenta e acessórios e cores empregados à propaganda e a modelo e as cores.

O mesmo é atribuído da pintura Adele Bloch-Bauer (1907) de Gustav Klimt onde temos uma mulher que demonstra delicadeza romantismo mais também classe.


Um comentário:

  1. Pessoal, parabéns pelo material! Publicidade e arte podem estar mais próximas do que muita gente imagina.

    Só peço que atentem para um detalhe importante: seria legal colocar os nomes de todos os integrantes do grupo que elaborou este estudo de caso. Pode até dar destaque a quem escreveu ou postou o texto aqui, mas é bom constarem os nomes de todos. Afinal, as melhores ideias só saem da discussão em grupo! Também coloquei um título na postagem para facilitar a visualização; podem mudar se vocês preferirem outro.

    ResponderExcluir